Tuesday, May 29, 2012

le hon: James Patterson - O Dia da Caça

"A perseguição começou. Alex Cross será a caça ou o caçador?"

Alex Cross, detetive com uma longa e bem-sucedida carreira policial, além de um ph.D. em Psicologia, é chamado para investigar o assassinato de uma família dentro de casa. Ao descobrir que uma das vítimas é Ellie Cox, sua antiga namorada de faculdade, Cross decide capturar o criminoso a qualquer custo - mesmo que isso inclua aventurar-se na África e envolver-se num perigoso mundo de corrupção, com uma guerra civil prestes a estourar e um dos assassinos de aluguel mais cruéis com que já se deparou.

O Dia da Caça é o 14º(!) volume da série Alex Cross, de James Patterson, que já teve alguns volumes adaptados para o cinema, tendo o protagonista representado por Morgan Freeman.

A narração é fluida, coerente, e rápida. O livro é bem segmentado, dividido em diversos capítulos curtinhos e objetivos, o que contribui muito para criar uma leitura dinâmica, capaz de prender o interesse do leitor.

Quanto ao enredo, sem palavras. E
mbora a temática trate de tópicos como corrupção e fraudes de grandes corporações (governos, órgãos, empresas), não há nada daquela coisa de "OMG vamos salvar o mundo porque o apocalipse vem aí".

Alex quer fazer justiça pela antiga amiga e amada, descobrir o que aconteceu, e proteger sua família e si mesmo. Só isso. Claro, e
le claramente é muito bom no que faz, mas não ocorre aquela idolatração toda que vemos em muitos livros, do mocinho e do grande herói que precisa salvar o mundo (Robert Langdon, estou falando com você). E esse é um lado que eu gosto muito - a construção dos personagens. Todos são muito humanos, muito reais, assim como suas motivações.

Única coisa que eu critico é a falta de "pistas" dadas ao longo do livro. Sério? Eu tenho a impressão de que passei o tempo inteiro sem saber de nada, sendo jogada de um lado para o outro (como Alex) e de repente, ele resolveu o caso, prendeu o cara, resgatou todo mundo, e fim.

Recomendadíssimo!

No comments:

Post a Comment